Decepção, Decepção, Danço Eu, Dança Você...

A foto acima mostra parte de uma comitiva de músicos que foi ter com Dilma Rousseff nessa quarta-feira, 03/07. O assunto : mudanças na maneira do Ecad em gerir os direitos autorais no país. 
O Ecad - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - é uma organização privada que, teoricamente, é responsável pela a arrecadação e distribuição dos direitos autorais das músicas aos seus autores. Arrecadar, com certeza, arrecada; distribuir aos artistas, já é outra história.
Há décadas que ouço reclamações sobre o Ecad, como se ser sócio do órgão fosse algo obrigatório para o músico, como se fosse o imposto de renda, o IPTU, o ICMS etc. Não é. Os artistas se filiam espontaneamente ao Ecad, ou suas gravadoras os filiam, deixam a responsabilidade pela fiscalização de suas obras a terceiros.
Não seria muito mais fácil todos se desfiliarem do Ecad ao invés de ficarem reclamando? Artista é muito do acomodado. Lobão já deu a dica há muito tempo : o negócio é mandar as gravadoras e o Ecad às putas que os pariram, o negócio é produção independente, é vender CD em bancas de jornais, o negócio é autografar CD pirata que moleque compra do chinês, o mesmo moleque é que vai no show do cara, que é onde o artista ganha dinheiro, nos shows.
Voltando à foto, a maioria ali presente não me surpreendeu : Roberto Carlos, Fafá de Belém, Caetano Veloso, Carlinhos Brown com o Emicida ao lado ( um rapper de terno e gravata e indo prestar salamaleques à "presidenta", dá pra levar a sério?), o cara do Jota Quest, mais uns três ou quatro que devem ser pagodeiros, tem até, me parece, uma índia com cocar (ou alguém com cocar querendo parecer índia) no canto direito da foto, ao lado de Fernanda Abreu, que, indiscutivelmente, teve seu auge há três décadas como a vocalista gostosa da Blitz. O resto, desconheço, e estou bem assim.
Até aí, tudo certo,  nenhuma surpresa, tudo gente cooptada, burocratas da canção. Tudo gente acostumada a receber benesses estatais, todos parasitas da Lei Rouanet.
Sobre essa turma, sempre a alisar as tetas do governo, já disse Fagner : "artistas costumam agir em bando, só seguindo a manada. Querem sempre ser "bonzinhos", "de esquerda", "do bem" – e, muitas vezes, nem refletem sobre o que estão dizendo."
Mas duas figuras me causaram estranheza, e profunda decepção : Erasmo Carlos, o tremendão, e Roberto Frejat, sempre ao manche do Barão Vermelho.
Porra, Erasmo, acho que sou uma criança e não entendo nada, mas está querendo perder a sua fama de mau? Porra, Frejat, quem é que paga pra você ficar assim? Declare guerra, meu velho, a quem finge lhe amar.
Vocês são dois dos caras mais respeitáveis do rock'n'roll. O rock não pode ficar tomando a benção nem beijando a mão de ninguém, muito menos de uma presidenta de araque, fabricada por ex-presidente analfabeto (o ex se refere apenas a presidente).
No início, falei em comitiva de músicos, mudo minha impressão agora : parece-me mais uma procissão, uma romaria de músicos, todos indo se confessar e tomar a comunhão das mãos de Dilma.  E viram quem está de "coroinha" da Dilma? Marta Suplicy! Fazendo o quê, nem ela sabe.
Chamem, me chamem o Lobão!!!

Postar um comentário

0 Comentários