Biritis, A Cerveja do Mussum

Para Mussum, cerveja não era só cervejis, era um fitoterápico, ele chamava a loirinha de suco de cevadis. A garrafa não era só garrafis, continha um santo remédio, chamava-a de ampola, quer dizer, ampolis.
Para Mussum, era melhor melhor ser um bêbado conhecidis que um alcoólatra anonimis.
Portanto, nada mais justa - e até com grande atraso - a homenagem que um de seus filhos, Sandro Gomes, de 34 anos, vai prestar ao pai.
Daqui a duas semanas, ao completar dos 19 anos da morte do Trapalhão, será lançada uma nova marca de cerveja no mercado, a Biritis, criada por seu filho.
Segundo Sandro Gomes, a cerveja será uma maneira de limpar uma imagem "forçada" que a maioria tem do pai : "Na vida real ele não era o Mussum dos Trapalhões. Não bebia o dia inteiro. E não morreu de cirrose, ao contrário do que dizem". Mussum tinha um problema congênito no coração.
A Biritis não será uma cerveja "de massas", será um néctar diferenciado, de cor alaranjada, do tipo Vienna Lager, com baixa fermentação e 4,8% de teor alcoólico. A Biritis será produzida com as cristalinas águas de Serra Negra.
É uma cerveja mais elaborada, mas sem frescuris, garante Sandro Gomes, outro apreciador declarado de uma boa gelada, "ofício" que garante ter aprendido com o pai.
E a Biritis é apenas o começo. Em parceria com mais dois sócios , e com a produção assinada pela cervejaria Ampolis, Sandro pretende lançar outros rótulos. Cacildis e Mangueiris são duas grandes possibilidades.
Inicialmente, a Biritis será vendida em apenas 20 pontos de venda no Rio e em São Paulo. O preço não foi revelado, mas deve ser cara pra cacetis.
Não tenho a menor simpatia por as tais cervejas mais elaboradas, as ditas artesanais, é coisa de quem quer glamourizar o vício, torná-lo uma sofisticação, em suma, pura viadagem.
Mas no caso da Biritis, caso ela chegue aos mercados daqui, desembolsarei uns trocadis a mais para adquirir uma ampolis. Tomarei o néctar, é claris, mas será mais para guardar a garrafa e a tampinha, ambas estampadas com a cara do grande Mussum.
Saúdis!!!
Tampinhas da cerveja Biritis

Atualização : acabei de ver agora (07/08 - 18:10h), no caderno Pequenas e Médias Empresas do Estadão, que a Biritis terá a ampolis de 600 ml com preço sugerido entre R$ 20,00 e R$ 22,00. Cacildis!!! Pããããããta que o pariuzis!!!

Postar um comentário

3 Comentários

  1. Boa marretadis! Também quero a minha ampolis e a sua tampinhis... Texto oportuno, bela homenagem! Abrax!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, o grande Mussum é uma figura insubstituível; sem dúvida, o mais engraçado dos Trapalhões. Até hoje, de vez em quando, vou ao Youtube e vejo alguns vídeos antigos dele, o difícil é parar de ver.
      abraço.

      Excluir
  2. http://www.youtube.com/watch?v=9O0QhxWRtzg "Lá do morro, quando olho pra baixo, acho a cidade uma beleza! E quando estou na cidade e olho pra cima meu cumpadi, fico contemplando a natureza! CASTRO ALVES MEU REI!" Essa é a melhor dele!!!

    ResponderExcluir