Femen, As Excluídas Do BBB 13

Roger Moreira, do Ultraje a Rigor, em sua música Eu Gosto É De Mulher, diz : "Vocês sabem que eu adoro um peito, peito pra dar de mamar, peito só pra enfeitar".
Não tem como discordar do cara, eu também adoro um peito. Dois, de preferência, um ao lado do outro. Ver uns peitos livres e soltos, não importa o contexto, é sempre bom.
Mas acho, sinceramente,  lamentável o uso que as meninas do Femen fazem dos seus. Penso que prestam um desserviço a tudo o que as mulheres conseguiram na sua longa e constante luta por direitos iguais.
Quem me conhece, ou lê o Marreta de vez em quando, sabe que eu não simpatizo com e nem, muito menos, defendo qualquer desses chamados movimentos sociais; de forma geral, são grupos atrás de privilégios constitucionais, e não, como apregoam, de igualdade.
Não obstante, e filtrando seus excessos, inerentes a qualquer causa que se defenda, tenho uma certa afinidade pelo movimento feminista. Afinal, são mulheres, né? E homem não resiste ao choro de uma mulher - choro que aqui tem conotação muito além do pranto, que representa todas as reivindicações e reclamações das mulheres, principalmente a nosso respeito, os homens, a sociedade patriarcal. No que, quase sempre, elas têm razão.
Os registros mais antigos do movimento feminista datam da Revolução Francesa. Em 1791, a revolucionária Olímpia de Gouges compôs uma célebre declaração, proclamando que a mulher possuía direitos naturais idênticos aos dos homens e que, por essa razão, tinha o direito de participar, direta ou indiretamente, da formulação das leis e da política em geral.
O caso de Olimpia de Gouges, porém, foi um ato isolado em sua época. O feminismo voltou à toda carga a partir de fins do século XIX, início do século XX, e obteve a maioria dos direitos atuais nas décadas de 1960 e 1970.
O que quero dizer é que foram séculos de luta para que a mulher começasse a ser minimamente respeitada e ouvida em suas opinões e necessidades - e muito resta a se conseguir. Centenas de anos para que passassem a ser vistas como mais que simples objetos sexuais, mais que corpos inanimados, mais que bonecas infláveis de carne à disposição do macho.
E agora, que conseguiram pleno espaço para expor seus pensamentos e argumentar de igual para igual com os homens, vêm essas meninas do Femen e fazem o quê, quando algo as contraria, quando se julgam alvo de alguma injustiça ou discriminação?
Mostram os peitos!!!
Tanto tempo e tanta luta para nos convencer de que são possuidoras de cérebro e razão e defendem suas causas de que forma? Mostram os peitos!!! As integrantes do Femen só vêm a reavivar e a reforçar o estereótipo machista que boa parte da sociedade guarda da muher, só fazem recrudescer a ideia (errada) de que mulher é isso mesmo, um corpo usufruível, o qual ela usa como arma e único argumento para sensibilizar o homem.
As integrantes do Femen não expõem sua ideias. Mostram os peitos!!! E olha que nem são "aqueles" peitos. No mais das vezes, são uns peitos meio mixurucos, pequenos, mirradinhos, já caídos e murchos, pela falta do uso de sutiã, esse artefato de dominação e castração masculina - tenho certeza de que elas pensam assim.
Os "argumentos" do Femen não fazem mira no cérebro do homem e na possibilidade de mudá-lo um pouco, eles visam a outra cabeça masculina, a cabeça do pau. O Femen faz o que toda arrivista, o que toda maria chuteira, o que toda periguete faz : usa o corpo para conseguir o que quer.
Aliás, tenho cá para mim, que as Femen são periguetes enrustidas. Adorariam ser cobiçadas para capas de revistas e para madrinhas de bateria das escolas de samba , mas não apresentam os atributos físicos para tal. Daí, utilizam-se do subterfúgio de um pretenso engajamento político e social para... mostrar os peitos!!! Tornarem-se subcelebridades, feito as que criticam. E das quais morrem de inveja.
Não sei se, na Ucrânia, berço do Femen, mostrar os peitos possa ter um significado além de, simplesmente, mostrar os peitos. Sei lá, é frio pra caralho na Ucrânia, peitos à mostra não é coisa que se veja todos os dias em terras gélidas, admito que uma certa coragem é necessária para encarar os rigores do clima - ou uma vontade muito maior de aparecer gratuitamente nos noticiários. Mas aqui no Brasil? Aqui não tem jeito, mostrar os peitos, é só mostrar os peitos. Peitos de fora fazem parte de nosso triste carnaval cotidiano.
Todo esse meu blá-blá-blá porque o Femen Brazil - sim, os politizados peitos ucranianos abriram franquias pelo mundo - foi agente de mais um protesto de altíssima relevância, ontem, no Santana Parque Shopping, Zona Norte da cidade de São Paulo.
Dessa vez, elas desnudaram suas muxibas para espernear contra a presença da Casa de Vidro, uma instalação da Rede Globo que abriga, em pleno shopping, candidatos a participantes do Big Brother Brasil 13. 
O BBB, se é que alguém ainda não conhece, é um reality show que glorifica o vagabundo e, sobretudo, a biscate. Biscate que, em rede nacional e horário nobre, faz sabem o quê, basicamente? Mostra os peitos!!! E uns peitos muito mais caprichados que os das meninas do Femen.
Puta que o pariu!!! É o roto falando do rasgado! Ou, no caso, é a despeitada (do Femen) falando da peituda (do BBB).
Não tenham dúvidas, o que essas moças mais gostariam é de também serem convocadas a participar do BBB, a mostrar seus "argumentos" para todo o país. O sonho secreto das Femen é exibir seus peitos no paredão do BBB. Vão me desculpar (ou não), mas mulher séria, mulher de verdade, não sai por aí a balançar publicamente os peitos.
As manifestantes conseguiram seu objetivo, foram abraçadas e agarradas por homens - os seguranças do Shopping e da Rede Globo.
Para finalizar, quero deixar claro que esse texto não é antimulher nem antifeminista, de forma alguma. Eu adoro as mulheres. Mas é, declaradamente, anti-Femen, que, repito, presta um grande desserviço a toda história e tradição feministas, enxovalha com a imagem de toda mulher que verdadeiramente vai à luta.

Postar um comentário

0 Comentários